Frases de Cinema

Por que será que eu me apaixono por toda mulher que mostra não ter o menor interesse em mim? (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças)


segunda-feira, 8 de março de 2010

"Guerra ao Terror" consagra Kathryn Bigelow na noite do Oscar


O filme "Guerra ao Terror" foi o grande vencedor da noite do Oscar. O filme consagrou Kathryn Bigelow, como a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, além de ser o grande vencedor do prêmio ganhando o Oscar de melhor filme. O longa de Bigelow ainda levou o prêmio nas categorias de roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som.
Foi emocionante ver a vitória do longa, que derrotou a superprodução "Avatar" de James Cameron. Esta levou apenas três Oscar, todas de categorias técnicas: melhor direção de arte, fotografia e efeitos visuais. Nada mais do que merecido, já que o produção baseava-se na revolução das técnicas de filmagem, aspecto muito relevante na indústrtia cinematográfica.
Porém, apesar disso, dessa vez uma grande superprodução de Cameron não levou a estatueta principal pela sua grandiosidade. Foi possivel ver que academia, levou em consideração um trabalho, no qual forma e conteúdo se casam perfeitamente - parafraseando Isabela Boscov (revista veja).
O prêmio de melhor filme estrangeiro foi para o “O segredo dos seus olhos”, do argentino Juan Jose Campanella, que surpreendeu ao derrotar o favoritismo de “A fita branca”, o vencedor da Palma de Ouro deste ano em Cannes, de Michael Haneke.
Confesso que torcia para o filme de Haneke, mas fiquei bastante feliz com a vitória de "O Segredo dos seus olhos", pois mostrou para todo mundo a força do cinema sul-americano, mais precisamente o cinema argentino.
O melhor filme de animação foi para o favorito Up - Altas Aventuras, que é um filme muito fofo, porém bastante fraco em relação ao filme vencedor do ano passado Wall-e. Up também levou o Oscar de melhor trilha sonora, que aliás é muito linda, emocinante.
Os prêmios para as melhores atuações, foram para aqueles que eram favoritos. Jeff Bridges levou a estatueta de melhor ator, por sua atuação em "Coração Louco", vencendo o meu favorito Colin Firth (A Single Man). Sandra Bullock venceu o Oscar de melhor atriz com sua primeira indicação por "Um sonho possível". Derrotando veteranas de nomes, como Helen Mirren e Meryl Stree.
Os prêmios de melhores atores coadjuvantes foram, repectivamente, para Mo'nique (Preciosa) e Christoph Waltz (Bastardos inglórios).
Alguns bons filmes não levaram nenhuma estatueta - para mim isso é sinal que realmente são peliculas boas - como "Amor sem escalas", Distrito 9, Educação etc.
Agora é esperar para ver esses filmes chegarem na minha cidade, e então avaliar se os prêmios foram entregues à aqueles que realmente mereciam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário